Pequenos produtores e governo do distrito de Malema, província de Nampula, juntam esforços de resposta às mudanças climáticas
Os produtores da Associação Agropecuária de Namicopa e o Governo do Distrito de Malema iniciaram a construção de um canal de regadio de aproximadamente 12 km de comprimento a partir do Rio Nataleia, na Localidade de Murralelo para a irrigação de campos agrícolas.
A iniciativa é parte de um projeto financiado pela Rede INKOTA, implementado pela ANAM (Associacao Nacional de Ajuda Mútua) – Delegação de Nampula e enquadra-se nos esforços de resposta aos impactos nocivos criados pelas mudanças climáticas que tem afetados negativamente a produção agrícola no distrito de Malema e não só. O canal de regadio orçado em 390.229MZN vai fornecer água para machambas de milho, cebola, tomate, repolho, couve, entre outros vegetais, de cerca de 200 famílias que dependem basicamente da agricultura para a sua sobrevivência.
A cerimónia do inicio da construção do regadio teve lugar no dia 3 de Julho de 2021 e foi orientada pelos lideres da Comunidade de Napai, de onde partirá o canal de regadio e pelos representantes da Associacao Agropecuária de Namacopa. O Governo do Distrito de Malema esteve representado pelos diretores dos SDAE e do SDPI, respetivamente, António de Rosário Ipo e Juliano Retxua, e pelo Chefe da Localidade de Murralelo, enquanto a ANAM esteve representada pelo seu Delegado Calisto Ribeiro junto da sua equipa técnica coordenada pela Sidonia Angelica Jorge Barrote.
A construção do canal de regadio durará cerca de 2 meses, a mão-de-obra é local e terá a comparticipação dos membros da Associacao Agropecuária de Namicopa.